Resíduos Orgânicos
Todo resíduo orgânico gerado na Universidade Federal de Lavras, constituídos principalmente por resíduos do restaurante universitário, podas de árvores e arbustos, aparas de grama, jardinagem e das aulas práticas são destinados ao pátio de compostagem existente no campus. Aproximadamente 300 kg de resíduos orgânicos são recolhidos no restaurante da universidade que serve cerca de 10.500 refeições por dia, e 3,0 m³ de resíduos de jardim. Os resíduos orgânicos gerados nas atividades de pesquisa presencial também são destinados, portanto, é garantido que todo resíduo orgânico gerado nas diversas atividades acadêmicas seja processado e reaproveitado dentro do próprio campus.Todo resíduo orgânico gerado na Universidade Federal de Lavras, constituídos principalmente por resíduos do restaurante universitário, podas de árvores e arbustos, aparas de grama, jardinagem e das aulas práticas são destinados ao pátio de compostagem existente no campus. Aproximadamente 300 kg de resíduos orgânicos são recolhidos no restaurante da universidade que serve cerca de 10.500 refeições por dia, e 3,0 m³ de resíduos de jardim. Os resíduos orgânicos gerados nas atividades de pesquisa presencial também são destinados, portanto, é garantido que todo resíduo orgânico gerado nas diversas atividades acadêmicas seja processado e reaproveitado dentro do próprio campus.
Ao final do processo de compostagem, o fertilizante gerado é utilizado nas áreas verdes presentes no campus, como jardins e praças, de forma a promover o reaproveitamento dos nutrientes presentes no material compostado. A política de reaproveitamento de matéria orgânica eliminou os resíduos orgânicos descartados no lixo comum.Ao final do processo de compostagem, o fertilizante gerado é utilizado nas áreas verdes presentes no campus, como jardins e praças, de forma a promover o reaproveitamento dos nutrientes presentes no material compostado. A política de reaproveitamento de matéria orgânica eliminou os resíduos orgânicos descartados no lixo comum.
Em 2020, a UFLA realizou uma parceria com a Receita Federal (Figura 3) na descaracterização de tabaco apreendido em fiscalizações. O tabaco apreendido seria utilizado na fabricação clandestina de cigarros. Com a parceria, está sendo possível dar um destino inteligente e ambientalmente correto ao material. Ao ser misturado a outros componentes para o processo de compostagem, o tabaco se transforma em um composto orgânico útil à adubação de hortas, pomares e outras áreas de cultivo da UFLA. Esse aproveitamento agrícola de resíduos agroindustriais na forma de composto orgânico possibilita a reciclagem de nutrientes no sistema e a redução da contaminação ambiental, que ocorreria caso houvesse uma disposição inadequada dos resíduos.Em 2020, a UFLA realizou uma parceria com a Receita Federal (Figura 3) na descaracterização de tabaco apreendido em fiscalizações. O tabaco apreendido seria utilizado na fabricação clandestina de cigarros. Com a parceria, está sendo possível dar um destino inteligente e ambientalmente correto ao material. Ao ser misturado a outros componentes para o processo de compostagem, o tabaco se transforma em um composto orgânico útil à adubação de hortas, pomares e outras áreas de cultivo da UFLA. Esse aproveitamento agrícola de resíduos agroindustriais na forma de composto orgânico possibilita a reciclagem de nutrientes no sistema e a redução da contaminação ambiental, que ocorreria caso houvesse uma disposição inadequada dos resíduos.
Com essa parceria, a UFLA também desenvolveu um equipamento inédito para descaracterizar cigarros contrabandeados apreendidos pela Receita Federal. O equipamento, com capacidade para separar o conteúdo de 1.161 maços de cigarro por hora, é inédito e está em processo para ser patenteado. O material proveniente da descaracterização pela máquina, como é o caso dos filtros, será objeto de pesquisa científica, com o objetivo de poder ser reaproveitado em compostos para fazer telhas e blocos, por exemplo. Já o tabaco irá para o campo de compostagem e servirá de adubo para as fazendas experimentais da UFLA. Os plásticos das embalagens serão enviados para a coleta seletiva, para reaproveitamento.Com essa parceria, a UFLA também desenvolveu um equipamento inédito para descaracterizar cigarros contrabandeados apreendidos pela Receita Federal. O equipamento, com capacidade para separar o conteúdo de 1.161 maços de cigarro por hora, é inédito e está em processo para ser patenteado. O material proveniente da descaracterização pela máquina, como é o caso dos filtros, será objeto de pesquisa científica, com o objetivo de poder ser reaproveitado em compostos para fazer telhas e blocos, por exemplo. Já o tabaco irá para o campo de compostagem e servirá de adubo para as fazendas experimentais da UFLA. Os plásticos das embalagens serão enviados para a coleta seletiva, para reaproveitamento.
1. Resíduos orgânicos em processo compostagem
2. Pátio de compostagem
3. Processo de compostagem de tabaco