Ir direto para menu de acessibilidade.

Construções Ecológicas

   As construções ecologicamente corretas não agridem o meio ambiente, utilizam os recursos naturais para complementarem a estrutura das construções, podem gerar um efeito estético natural, ornando com o ambiente e diminuindo a poluição visual. Além de serem sustentáveis, reaproveitando água, economizando e gerando a própria energia. As construções são planejadas de modo que não agridem o meio ambiente, utilizam os recursos naturais para complementarem a estrutura das construções, podem gerar um efeito estético natural, ornando com o ambiente e diminuindo a poluição visual. Além de serem sustentáveis, reaproveitando água, economizando e gerando a própria energia.

  Com a intenção de minimizar impactos ao meio ambiente, engenheiros e arquitetos desenvolvem projetos na Universidade Federal de Lavras com o objetivo de obter um melhor aproveitamento de recursos naturais e menor impacto ambiental. Assim, os projetos das edificações tendem a favorecer o aproveitamento total da luz natural e ventilação, implantação de jardins no interior e entorno das edificações, o que favorece o conforto térmico. Essas iniciativas visam à redução da utilização de iluminação artificial diurna e de aparelhos de ar condicionado. Desse modo, edificações sustentáveis são equipadas com reservatórios que armazenam a água de chuva que posteriormente é utilizada em vasos sanitários e para regar os jardins.


imagem1 imagem2

Edificações com ventilação e iluminação natural 

imagem3 imagem4

 Geração de energia solar para departamento e reaproveitamento da água de chuva 

  Com a intenção de minimizar impactos ao meio ambiente como gasto de madeira na construção civil e energia elétrica pelas edificações, engenheiros e arquitetos desenvolvem projetos na Universidade Federal de Lavras com o objetivo de melhor aproveitamento de recursos e menor impacto ambiental. Através de estudos da Engenharia de Materiais, são desenvolvidos produtos a serem utilizados na construção civil, com matérias primas que geralmente seriam descartadas na natureza. Essa aplicação, além de favorecer o meio ambiente, diminui o custo de produção, com bom conforto térmico e acústico. Os projetos das edificações tendem a favorecer o aproveitamento total da luz natural e ventilação, como seu interior e em torno planejados com jardins que favorecem o conforto térmico. Essas iniciativas visam a redução da utilização de iluminação artificial diurna e de aparelhos de ar condicionado. 

   Foram também construídos Eco-bicicletários com painéis solares instalados em pontos estratégicos no campus que além de estimular a utilização de veículos ZEV (Veículos de Emissão Zero), geram energia elétrica para departamentos com maior demanda energética. Ainda em conformidade com a política de construções sustentáveis, as edificações são equipadas com reservatórios que armazenam a água de chuva que posteriormente é utilizada em vasos sanitários e para regar os jardins internos e externos das edificações.